quando treinar seu time?
Por que treinar o time é fundamental para o sucesso da equipe?
Você já deve ter ouvido a frase: “Ninguém chega a nenhum lugar sozinho”. Tomo a liberdade de reescrever esta frase: “Ninguém chega a nenhum lugar sem ajuda de pessoas treinadas e capacitadas”. No mundo Corporativo isso fica ainda mais evidente. Treinamentos são fundamentais para melhores resultados e melhores resultados só são conseguidos por profissionais capacitados. Pense nisso, antes de achar que treinamento é algo chato e perda de tempo!
A hora da saúde ocupacional
De vilã à mocinha: a vez da saúde ocupacional
A Saúde Ocupacional nunca foi a “queridinha” de muitas empresas.
Não traz lucro, vendas ou melhora o desempenho junto ao mercado de investidores. Dito, na maioria das vezes, que a área de saúde ocupacional serve para evitar prejuízos, com redução de absenteísmo, sinistralidade e custos com doenças ocupacionais.
É claro que esse pensamento não é universal e muitas empresas preocupam-se, evidentemente, com a saúde e bem estar, entendendo que estes ganhos (que, por sinal, são ganhos reais) são mais animadores e sustentáveis.
Voltando ao cenário atual, com a pandemia pelo coronavírus, muitos empresários passam a olhar seus custos fixos, suas receitas e obviamente, como isso irá impactar no indicador mais conhecido pelos executivos financeiros: EBITDA ou LAJIDA. Este indicador atrai investidores e mostra, em partes, a saúde (agora financeira) da empresa.
Sendo assim, sem discutir o absenteísmo, a elevação da sinistralidade dos planos de saúde em razão das internações hospitalares, e os efeitos sociais (isolamento social, quarentena e medo coletivo), ter a gestão da saúde dos colaboradores bem definida, será fundamental para que a sua empresa não precise ser levada para a UTI.
como o médico pode contribuir para o estudo dos acidentes do trabalho?
Qual o papel do médico do trabalho no estudo dos acidentes?
O que faz as pessoas correrem riscos?
É muito comum, a discussão em investigação de acidentes de trabalho o “fator pessoal de insegurança” como causa do acidente.
Mas o que faz o ser humano se por em risco?
A certeza de que nada de mal vai acontecer? Síndrome do Super Homem? Excesso de
confiança?
O que sabemos é que há um modelo mental por trás disso.
Uma forma de pensar e agir que envolve áreas cerebrais distintas. O córtex pré frontal, a amígdala, o hipocampo...
Quando se faz uma investigação de acidente, devemos levar em consideração os fatores sócio ambientais, o estado emocional, o número de horas extras, a falta de férias, a insatisfação salarial e profissional, a preocupação com a família... esses fatores poderão contribuir para entendermos porque alguém anda na corda bamba sem nenhuma proteção...
CFM publica resolução sobre médicos que atendem o trabalhador
O que mudou com a nova Resolução nº 2.297, de 05 de agosto de 2021?
O Conselho Federal de Medicina publicou nova Resolução, neste dia 18 de agosto, que trata de normas específicas para médicos que atendem o trabalhador.
Mas, de fato, o que mudou? A proibição da realização de exame médico ocupacional com recursos de telemedicina, sem o exame presencial do trabalhador.
Isso, na prática, já vinha sendo discutido uma vez que a Resolução anterior, agora revogada, já trazia a proibição da emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) sem a realização de exame médico do trabalhador. Agora, o texto é explícito.
Também foi excluído o texto anulado por Ação Civil Pública que proibiu o envio de dados de prontuário médico nas contestações de nexo técnico epidemiológico previdenciário (NTEP).
Outro ponto é proibição do médico do trabalho participar como assitente técnico de perícia privativa de outra profissão regulamentada em lei. Parece justo.
Estas foram as principais mudanças.